Hortas solidárias: “Vamos pouco a pouco tornar este sonho numa realidade”

“Vamos pouco a pouco tornar este sonho numa realidade”, afirmou Anabela Dinis, vice-reitora para a área da Responsabilidade Social, no evento de inauguração das Hortas solidárias, nas imediações da Cantina de Santo António, que se realizou ontem, dia 21 de maio.

A Universidade da Beira Interior disponibilizou parte dos seus terrenos para criar as Hortas Solidárias do projeto UBIo Campus, que segundo Anabela Dinis, seguirão a “lógica da sustentabilidade”, assente em “três vertentes”.


A vertente “ambiental”, com a criação de hortas biológicas; a “social”, através da disponibilização de terrenos da UBI, para serem cultivados pela comunidade académica, sendo os primeiros utilizadores, duas famílias refugiadas sírias, acolhidas pela UBI no âmbito do projeto UBI Acolhe/UBI Refugee Project e, ainda, a vertente “económica”, com a produção de bens biológicos para fornecer as cantinas e serviços de ação social.

Estas hortas solidárias destinam-se a toda a comunidade académica, “que deseje participar, cultivar e colher os frutos” produzidos, seja para consumo próprio ou para fornecer a Loja Solidária, que distribuirá os bens pelos alunos mais carenciados.

Para Leonor Cutileiro Correia, responsável pelo UBI Acolhe/UBI Refugee Project, o UBIo Campos permitiu juntar o “útil ao agradável”, uma vez que “tínhamos as famílias que queriam plantar e havia um projeto que precisava de um arranque”. “A UBI tinha terreno e gente a querer fazer isto”, mas faltavam pessoas para “pôr a enxada na terra” e concretizar e estas famílias foram essa “semente”, que com “vontade” vieram mostrar que “é possível fazer as coisas” e mobilizar a sociedade para benefício de todos.

A vice-reitora para a área da Responsabilidade Social, salientou que o UBIo Campus pretende, também, ser um “campus de experimentação e formação” para comunidade, para o desenvolvimento da agroecologia, através de workshops e ações de formação com agricultores da região e outros parceiros.

Anabela Dinis agradeceu a todos os presentes envolvidos neste projeto e salientou que “os sonhos vão se fazendo aos bocadinhos, e é isso que nós estamos aqui a fazer”.

Estiveram presentes na inauguração das Hortas Solidárias membros da AUBI – Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior, que contribuiu para a aquisição das primeiras ferramentas agrícolas, do MAPA – Movimento Académico de Proteção Ambiental, da CooLabora, da AJAS – Associação de Jovens para a Ação Solidária, Happy Wish – Junior Initiative e da HOM – Humanity On the Move.

As inscrições estão abertas para toda a comunidade da UBI, através do email ubiocampus@ubi.pt