“Máquina de Encarnar”: ASTA estreia peça sobre as várias formas de violência

“Máquina de Encarnar” é o nome da nova peça da ASTA – Teatro e Outras Artes, que explora o paradoxo e a violência das relações entre os seres humanos. O encenador da peça, Marco Ferreira, explicou, que se trata de um “espetáculo performativo onde juntamos a música ao corpo dos intérpretes em cena, e onde nos debruçamos e investigamos sobre o que é a violência e de onde é que ela parte em nós”.

Através desta peça e dos figurinos dos atores, que vestem fatos empresariais, pretende-se relembrar os espectadores que a violência acontece em todos os escalões sociais e não deve estar associada apenas às pessoas mais “desfavorecidas porque também há violência nos altos cargos hierárquicos”, disse Marco Ferreira.  


Para o encenador este é um espetáculo “delicado”, mas considera que “poderá ser curioso fazer para um público jovem e escolar”, porque irá permitir “ter um debate bastante interessante no final e nós estamos abertos a essas propostas claro”, concluiu.

Sérgio Novo, diretor da ASTA e também um dos atores da “Máquina de Encarnar” referiu que não é fácil interpretar este tipo de personagem, mas frisou que “a realidade é mais difícil ainda”.

“Nós embrenhamo-nos na pesquisa, no trabalho e tentamos perceber o porquê das coisas, temos uma análise mais exata de estatísticas de realidades e por mais que não se queira estamos mais alerta e qualquer coisa que aconteça sobre este tópico marca-nos logo de forma diferente”, acrescentou.

O diretor da ASTA está com boas expectativas e acredita que as pessoas estão com vontade de regressar aos teatros, afirmando que os “espetáculos são uma forma de podermos sair da nossa rotina e dos problemas que nos assolam”. Assegurou que “os espaços estão seguros” e contou que têm sido testados regularmente.  

Sérgio Novo revelou ainda que esta peça terá uma tournée internacional e vai estar também em Espanha, em março de 2022, e em Itália, em abril, do mesmo ano. Na Covilhã, nomeadamente, no Auditório dos Unidos, o espetáculo estreia no dia 4 de junho, às 21:00, e estará também em cena nos dias 5 e 6, à mesma hora.

A entrada é livre, mediante reserva para o e-mail reservasasta@gmail.com com indicação do número de bilhetes e contacto telefónico.