UBI disponibiliza terrenos para hortas solidárias

A Universidade da Beira Interior (UBI) selecionou uma parte dos seus terrenos para criar Hortas Solidárias, que estão disponíveis em pequenos lotes para a comunidade académica.

As Hortas Solidárias têm como objetivo promover a produção sustentável e, simultaneamente, colmatar algumas necessidades dos membros da comunidade Ubiana. Terá como primeiros participantes as duas famílias de refugiados Sírios no Projeto UBI Acolhe/UBI Refugee Project.


A inauguração desta ação integrada no UBIo Campus está agendada para dia 21, às 16h30. O lançamento será feito no local do primeiro lote cedido, nas imediações da Cantina de Santo António, e contará com a presença da vice-reitora para área da Responsabilidade Social, Anabela Dinis.

A partir do dia 21 de maio as inscrições estarão abertas para manifestação de interesse por parte de outros membros da comunidade da UBI, através do email ubiocampus@ubi.pt.

Este projeto prevê o envolvimento de voluntários, contando já com a participação de um Engenheiro Agrónomo, funcionário da UBI, que acompanhará e apoiará na implementação e desenvolvimento dos processos produtivos.

Parte da produção das Hortas Solidárias poderá reverter para a Loja Solidária, sendo que o Banco de Voluntariado também estará aberto para quem quiser participar ativamente neste e noutros projetos de solidariedade.

O projeto liga-se assim ao Programa Ser Solidário, constituído em 2018 pela Vice-Reitoria para a Responsabilidade Social da UBI, que visa ser um instrumento facilitador e dinamizador de ideias e projetos na área da Responsabilidade Social.

O Programa envolve também uma parceria recentemente oficializada com a AUBI – Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior, que disponibilizou o seu espaço de reuniões para atividades no âmbito do projeto UBI Acolhe/UBI Refugee Project, da Loja Solidária e do Banco de Solidariedade e apoiou a Horta Solidaria com a entrega de um donativo para aquisição das primeiras ferramentas agrícolas, necessárias para arranque do projeto.

Foto: UBI