UBI participa em projeto de desenvolvimento de papel reciclado de elevada resistência

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida no projeto de desenvolvimento de um papel reciclado, com incorporação de pasta obtida a partir de sobrantes do processo de produção de pasta branqueada de eucalipto.

O Centro de investigação FibEnTech – Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UBI é o local onde vão ser feitos os trabalhos.


A instituição está envolvida em todas as tarefas do projeto, incluindo a avaliação técnico-económica das soluções propostas; a caracterização química e física dos resíduos do cozimento da pasta (rejeitos) e do papel reciclado, para aplicações em tubos e cantoneiras; a avaliação experimental das técnicas de processamento a aplicar aos resíduos do cozimento; o estudo do efeito da incorporação da pasta de rejeitos nas propriedades do papel reciclado e a otimização do desempenho do papel/cartão.

De acordo com a UBI, vão ser ainda obtidos protótipos, testes de protótipos à escala industrial e ensaios, bem como a promoção e divulgação de resultados.

“O papel/cartão com propriedades de resistência melhoradas será usado como produto final ou transformado em tubos (para o sector de embalagens, por exemplo) e cantoneiras (para o sector logístico e de acondicionamento e transporte de produtos)”, explica a instituição.

Para a UBI este projeto “é um exemplo da economia circular, em que papel velho e um resíduo de um processo são reutilizados na produção de um novo papel com propriedades melhoradas. A utilização do rejeito não só contribui para a sustentabilidade ambiental, já que diminui o consumo de madeira, como corresponde a uma gestão sustentável dos recursos naturais e valorização de resíduos”.

O HIGH2RPAPER junta entidades empresariais e académicas e é liderado pela Celtejo – Empresa de Celulose do Tejo, S.A., tendo como copromotores a Papeleira Coreboard, S.A a UBI e a Universidade de Coimbra (UC). O trabalho de cooperação e investigação decorrerá entre 2021 e 2023.