Estudantes do ensino superior reunidos na Covilhã exigem aumento das bolsas

As Federações e Associações Académicas e de Estudantes do ensino superior reclamam “um aumento do valor de bolsa média com vista a combater as dificuldades sentidas por parte dos estudantes e, para estudantes de mestrado, que o valor base da bolsa de estudos seja fixado como 125% da propina efetivamente paga até ao limite de 3,5 IAS (1535,84€), devendo estes valores ser alvo de revisão de acompanhamento e avaliação regular”.

Esta é uma das conclusões do Encontro Nacional de Direções Associativas, ENDA, que decorreu no último fim-de-semana na Covilhã, com organização da AAUBI.


Os estudantes, em nota de imprensa, reforçam ainda “a necessidade da revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) e da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE)” bem como “a revisão do regime de prescrições no Ensino Superior Público, de forma a que este não seja um instrumento discriminativo pelas dificuldades socioeconómicas dos Estudantes”.

Devido “às fragilidades” reveladas pela pandemia, os estudantes pretendem a “implementação de um número mínimo de horas obrigatórias de formação pedagógica regular, a flexibilidade na criação de oportunidades para realizar unidades curriculares em outras unidades orgânicas, o estímulo à criação de formações em regime pós-laboral e a revisão da forma de acesso ao ensino superior para esse mesmo regime”.

Elogiando a meta de 3% de inves em Inovação e Desenvolvimento inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência, PRR, os estudantes referem “a falta de cumprimento do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior, exigindo a conceção de um plano detalhado com os objetivos anuais de disponibilização de camas até 2026”. Alertam ainda para “a criação de bolsas de doutoramento e de emprego qualificado”.

As Federações e Associações Académicas e de Estudantes frisam a necessidade de “inovar na forma de aprender, sendo necessária a adoção de um modelo de ensino multidirecional”.

O próximo Encontro Nacional de Direções Associativas Ordinário terá lugar na cidade de Setúbal, nos dias 4 e 5 de setembro.