UBI volta a ter doutoramento na área da Psicologia

A Universidade da Beira Interior (UBI) viu, esta semana, o 3.º Ciclo/Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde, aprovado pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A acreditação tem a validade de seis anos.

“Trata-se do concretizar de uma ambição do Departamento e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que permite realmente um incremento significativo da nossa oferta formativa”, salienta o presidente do Departamento de Psicologia e Educação, Manuel Loureiro, citado pela UBI na nota de imprensa.


Manuel Loureiro considera também que a acreditação “dá a possibilidade aos bons alunos que temos em Mestrado de continuarem connosco a sua formação ao nível do Doutoramento”.

A UBI afirma no documento “que a criação deste doutoramento vem pôr fim a um período de tempo sem uma oferta completa na área, uma vez que 2013/2014 foi o último em que o curso abriu vagas para novos alunos”.

Este curso volta a fazer parte da oferta formativa com a possibilidade de receber até 15 estudantes. Podem candidatar-se ao Grau de Doutor em Psicologia Clínica e da Saúde aqueles que sejam titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia Clínica e da Saúde ou outra área relevante da Psicologia.

A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado em Psicologia ou equivalente legal e os detentores de um currículo académico ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Curso.