12 anos depois passageiros voltam a viajar no troço Covilhã-Guarda

Habitantes da Covilhã e da Guarda mostraram-se hoje satisfeitos com a reabertura do troço da Linha da Beira Baixa entre as duas cidades, 12 anos após o encerramento, por considerarem que o transporte por comboio “tem potencial”.

O troço ferroviário da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Covilhã e da Guarda, que estava fechado desde 2009, reabriu hoje ao serviço comercial após obras de requalificação e de eletrificação.


O primeiro comboio a circular foi o regional 5681 (com categoria de Intercidades), que saiu da Covilhã às 06:08 e chegou à estação da Guarda pelas 06:54, com quatro passageiros.

No sentido inverso, o comboio Intercidades 540, que saiu da estação da Guarda às 07:07, foi o primeiro a passar no sentido Guarda — Covilhã, com um total de 16 pessoas.

Antero Pires, um dos responsáveis pela página Facebook e ‘site’ Linha da Beira Baixa, que fez a viagem inaugural entre a Covilhã e a Guarda, no momento da chegada à cidade mais alta do país, mostrou-se “muito contente” pela reabertura da via após “12 longos anos de espera”.

O responsável declarou à agência Lusa que fez uma viagem “tranquila” e “sem atrasos”: “Deu para apreciar a paisagem. Acho que está ótima. Só pela paisagem em si vale a pena”.

Na opinião de Antero Pires, o comboio “tem potencial” desde Castelo Branco até à Guarda.

Espera que a oferta aumente, com “comboios diretos para Coimbra ou para o Porto”.

Samuel Inácio, que acompanhou Antero Pires na viagem, mostrou-se “bastante contente” por fazer a viagem inaugural e sublinhou tratar-se de “um dia histórico” para a região.

“Já aguardávamos há muitos anos por este momento. Desde miúdo, desde os meus quatro/cinco anos, que frequento a estação da Covilhã e ouvia falar sobre a eletrificação, melhoria da via e, finalmente, hoje acontece”, disse.

Samuel Inácio sugeriu que sejam criadas “mobilidades entre as estações e apeadeiros e os centros das vilas ou cidades e uma melhoria, talvez, no serviço regional, principalmente nos horários da manhã e do final do dia, para que as pessoas que circulam entre Guarda e Castelo Branco possam deslocar-se para o emprego, ou o que for, através de comboio”.

Sobre a viagem, referiu que é “super agradável” e o troço do Vale da Teixeira, situado entre os apeadeiros de Benespera e Barracão, na Guarda, “é espetacular” para que as pessoas que circulam neste troço possam deslocar-se para o emprego.

Fotografia: Samuel Inácio