Futsal: GD Mata/ AAUBI vence e qualifica-se para a fase de subida à I Divisão

O GD Mata/AAUBI venceu em casa o Lobitos Futsal por três bolas a uma, em encontro referente à nona jornada da Série D da II Divisão nacional de futsal. A equipa da Covilhã beneficiou das derrotas da UD Cariense, com o ABC Nelas, e da ACR Saavedra Guedes, que saiu derrotada do encontro frente ao Gigantes de Mangualde, ascendendo à terceira posição da tabela classificativa, assegurando assim a manutenção nos campeonatos nacionais de futsal.

Nos primeiros minutos de jogo, o GD Mata/ AAUBI esteve momentaneamente reduzido a quatro elementos, devido à expulsão de Guilherme Duarte. O jogador da equipa covilhanense foi expulso por jogar a bola com o braço, proporcionando uma grande penalidade para o Lobitos Futsal, que o guarda-redes Cláudio Nunes defendeu, segurando o empate.


À passagem do minuto 6’, Miguel Silva abriu o marcador para a equipa visitante, aproveitando a inferioridade numérica do GD Mata/ AAUBI. Ainda no decorrer do primeiro tempo, Gonçalo Silva empatou a partida, numa jogada típica de futsal, a finalizar ao segundo poste.

Na segunda parte, a formação serrana manteve a superioridade na partida, mas apenas desfez o empate nos minutos finais. Bruno Serôdio consagrou a reviravolta, colocando o GD Mata/ AAUBI em vantagem por duas bolas a uma. Pouco depois, Bruno Serôdio bisou no encontro, carimbando a passagem à fase de subida e manutenção.

Após esta vitória, o GD Mata/AAUBI termina a Série D da II Divisão com 16 pontos conquistados em nove jornadas, alcançando a terceira posição no campeonato. Nos primeiros quatro lugares da tabela classificativa, que garantem a possibilidade de lutar por uma vaga na I Divisão nacional de futsal, surgem ABC Nelas, Lobitos Futsal e ACR Saavedra Guedes, juntamente com o GD Mata/ AAUBI.

Apesar de apurado para a fase de subida à I Divisão, e por estranho que possa parecer, a equipa da Mata ainda pode cair para a 3ª Divisão nacional, a criar no próximo ano. O GD Mata/AAUBI vai integrar agora a Série 2 da II Fase de Subida juntamente com o Arsenal Maia (Maia), o Nun’Álvares (Fafe) e outra equipa ainda a definir entre São Martinho de Mouros (Resende), Juventude Gaia (V.N. Gaia) e Amigos Abeira Douro (Peso da Régua). Nesta fase, os primeiros classificados de cada série seguem para a III Fase de Subida à 1ª Divisão, os segundos classificados e os 4 melhores terceiros do conjunto das séries jogarão na 2ª Divisão em 2021/2022 e os 4 piores terceiros, tal como os quartos classificados, ficarão na 3ª Divisão nacional de futsal.

O GD Sameiro e a UD Cariense, tendo ficado em 5º e 7º lugar respetivamente, vão disputar a Fase de Descida aos campeonatos distritais. Esta fase consistirá em 11 séries de 4 equipas e em que apenas os primeiros classificados e os 8 melhores segundos terão lugar assegurado na nova 3ª Divisão. Os restantes clubes descerão à distrital. Os conjuntos de Caria e do Sameiro têm fortes probabilidades de ficar emparelhados na mesma série, uma vez que o fator de constituição das mesmas é a localização geográfica.




2ª Divisão Nacional de Futsal – Série D:
Resultados 9ª jornada:

GD Mata/AAUBI 3-1 Lobitos Futsal
ABC Nelas 3-1 UD Cariense
AD Travassô 1-4 GD Sameiro
Gigantes Mangualde 5-4 Saavedra Guedes
Ossela 6-3 Domus Nostra


Classificação:

1 – ABC Nelas (25 pontos)
2 – Lobitos Futsal (17 pontos)
3 – GD Mata/AAUBI (16 pontos)
4 – Saavedra Guedes (15 pontos)
———————————————–
5 – GD Sameiro (15 pontos)
6 – Ossela (14 pontos)
7 – UD Cariense (14 pontos)
8 – Gigantes Mangualde (6 pontos)
9 – Domus Nostra (4 pontos)
10 – AD Travassô (2 pontos)