Confraria da Cherovia e da Panela no Forno realiza Capítulo em setembro

A Confraria Gastronómica da Cherovia e da Panela no Forno anunciou ontem à noite, em Assembleia Geral, a intenção de realizar o seu Grande Capítulo, no dia 25 de setembro à tarde, na igreja de Santa Maria, durante o Festival da Cherovia.

O Capítulo consiste numa “cerimónia de entronização” dos confrades, onde além das insígnias, medalhas, trajes e estandarte, vão estar também presentes as confrarias madrinhas. Trata-se do “dia mais importante do ano na vida de uma confraria”, explica Eduardo Cavaco, chanceler desta Confraria, em declarações à RCC.


Nesta Assembleia foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Atividades e Contas de 2020, com um saldo positivo de cerca de 2800€, resultado que só é possível “graças à entrada de muitos novos confrades, com o pagamento da sua joia e da sua quota”.

Ainda que o saldo apresentado seja positivo, “houve uma redução de 50% nas receitas” dado que as atividades propostas para 2020 não puderam ser realizadas, lamenta o chanceler.  

No entanto, segundo Eduardo Cavaco, “a Confraria está bem dinâmica, bem viva e consegue, apesar de todas as circunstâncias, manter a sua atividade bastante intensa”.

Nesta Assembleia foi ainda aprovado, por unanimidade, o orçamento de cerca de 13.400€ para o ano de 2021.