Comissão Nacional da UNESCO aceita candidatura da Covilhã a Cidade Criativa em Design

A Câmara Municipal da Covilhã foi hoje notificada pela Comissão Nacional da UNESCO – Portugal da aceitação formal da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design.

A autarquia covilhanense revelou em nota de imprensa que “após três anos de preparação, a versão final da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO na área do Design foi submetida com sucesso e sujeita a avaliação prévia por parte da Comissão Nacional da UNESCO”.


A Comissão considerou a candidatura completa e selecionou como uma das duas candidaturas nacionais que passam à fase seguinte, após aplicação “dos critérios de seleção previamente estabelecidos”.

“O Embaixador José Moraes Cabral, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, endereçou ao Município da Covilhã o ofício que formaliza a aceitação da Candidatura e a Carta de Apoio à nomeação da Covilhã a Cidade Criativa em Design, desejando à cidade os melhores sucessos nesta pretensão”.

O Município da Covilhã adianta que a referida Carta de Apoio sublinha a “rica herança cultural e histórica” da Covilhã, indissociável do seu património Têxtil, da Indústria de Lanifícios e do pioneirismo no ensino do Debuxo, que “transformaram a cidade num espaço onde a criatividade é favorecida e o design se tornou um ativo essencial na construção do futuro”.

Na Carta de Apoio é, ainda, destacada “a heterogénea comunidade de designers, artesãos, criadores, investigadores, associações, empresas e indústrias que se dedicam ao ensino, prática, partilha e disseminação de sinergias, alcançando reconhecimento a nível nacional e internacional”.

Os documentos submetidos à Comissão Nacional serão agora incluídos no dossiê final da Candidatura que seguirá para Paris, onde se localiza a Sede Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Estima-se que a nomeação de adesão à Rede de Cidades Criativas pela UNESCO Internacional seja conhecida no último trimestre de 2021.

O executivo municipal, em particular o presidente do Município, Vítor Pereira, a vereadora Regina Gouveia, o diretor executivo da Candidatura, Francisco Paiva, e a equipa de Projeto C3D UNESCO receberam a confirmação das suas expetativas com grande satisfação, interpretando-a como o culminar de um esforço coletivo para enaltecer a Covilhã e as suas gentes.

Para Vítor Pereira, citado no documento, a “aceitação formal da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO pela Comissão Nacional desta tão prestigiada organização é uma excelente notícia. É um sinal positivo e revelador do cuidado, rigor e ambição que presidiu à elaboração desta candidatura, alicerçada na nossa história, ligada à indústria têxtil, à inovação, ao design, mas com os olhos postos no futuro. Estamos perante uma grande oportunidade para elevar e potenciar a Covilhã – e toda a região – à escala internacional”.