Covilhanense entre os vencedores do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior

A 4ª edição do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior (CIPBI), que contou com 48 participantes oriundos de Portugal, Suíça, Espanha, Holanda, Itália e França, terminou este fim-de-semana.

O presidente da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), Luís Cipriano, faz um “balanço extremamente positivo”, uma vez que o certame conseguiu reunir quase 50 participantes, em tempo de pandemia.


Destacou também o facto de alguns candidatos, de edições passadas, terem regressado ao concurso “para melhorarem as suas classificações”, o que comprova a credibilidade da iniciativa.

Luís Cipriano contou que o feedback dos participantes “foi excelente” e salientou as reações positivas na página de Facebook da Associação pela “coragem de se conseguir fazer o concurso nesta altura”.

O próximo concurso está já a ser pensado, sendo que o objetivo é “daqui a dois anos dar-lhe um novo desenvolvimento, ou seja, manter o concurso, mas ao mesmo tempo irá haver um festival”.

O presidente da ACBI revelou ainda que “daqui a 4 anos” pretende “fazer o concurso e ao mesmo tempo uma feira internacional de percussão, sendo que a minha ideia é tornar um dia a Covilhã a capital da percussão”.

No que toca à 4ª edição do Concurso, o covilhanense Francisco Cipriano, venceu a categoria D, para candidatos dos 19 aos 30 anos.

Francisco Cipriano já em 2016 tinha conquistado o 2º Prémio neste mesmo concurso, então na Categoria C. O jovem, que está a realizar atualmente o seu mestrado em Berna, na Suíça, recebeu uma marimba no valor de oito mil euros, tornando-se assim no primeiro covilhanense a conquistar este prémio.

Na categoria C, para candidatos dos 16 aos 18 anos, Óscar Rodrigues do Fundo conquistou o primeiro lugar, João Fialho, foi o primeiro classificado da categoria B, para participantes dos 13 aos 15 anos e Pedro Leal ficou também em primeiro lugar na categoria A.

Referir que o CIPBI é uma iniciativa da Associação Cultural da Beira Interior em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e que já trouxe à Covilhã 196 percussionistas, no total das quatro edições.