Teatro das Beiras leva nova peça a 12 freguesias da Covilhã

O Teatro das Beiras vai estrear uma nova peça intitulada “Nosocómico”, que vai estar presente em 12 freguesias da Covilhã. O diretor do Teatro, Fernando Sena recordou que a primeira vez que foi “organizado este circuito pelas freguesias foi em 1996”, afirmando que “ao longo dos anos fomos sempre tentando fazer”.

Frisou que “este é um momento importante de convívio com o público que não tem acesso ao teatro e o público que temos neste espaço de verão é diferente”.


Fernando Sena confessou estar com boas expectativas, salientando que é para “o público que fazemos os espetáculos e é uma situação completamente diferente o teatro ir ao encontro das pessoas do que o contrário”.

“Nestes casos não têm de sair das suas localidades, têm o teatro à porta de casa e temos sido compensados por esse esforço, porque nem sempre é fácil fazer os espetáculos nas freguesias”, reforçou.

O vereador com o pelouro do associativismo, da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira, referiu “que esta iniciativa acaba por ser um sinal de um retorno à normalidade, que tanto se quer, e a um público que tem aderido cada vez mais a estes espetáculos”.

José Miguel Oliveira sublinhou que “todos os espetáculos têm um plano de contingência, vão ter uma lotação limitada, de forma a conseguirmos minimizar os riscos e assegurar a sua realização”, dado que “se pretende que sejam noites agradáveis”. 

O encenador do espetáculo, José Carretas explicou que a peça se trata de uma comédia, inspirada em textos de Molière, “que brincam com a nossa vida, sem qualquer respeito nem filtro, e neste caso brincam os médicos e a relação, que não seria a que temos hoje, com aqueles profissionais”.

José Carretas referiu que a peça conta com a interpretação de cinco atores, sendo eles Fernando Ladeira, Hâmbar de Sousa, Silvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira.

Os espetáculos que irão acontecer “preferencialmente ao ar livre”, serão de entrada gratuita nas freguesias e destinam-se a público com idade superior a 12 anos.

A peça “Nosocómico” estará presente em 3 datas na Covilhã de 30 de junho a 2 de julho, às 22:00 e a 9 de julho em Unhais da Serra, dia 10 na Boidobra, dia 22 no Teixoso, dia 23 em Orjais, dia 24 em Cortes do Meio, dia 30 no Barco, dia 5 de agosto em Cantar Galo, dia 6 no Tortosendo, dia 7 em Coutada, dia 10 em Casegas, dia 12 na Vila do Carvalho e dia 13 em Peraboa.