Fases Finais dos Campeonatos Universitários na Covilhã e Fundão de 19 a 30 de julho

As cidades da Covilhã e do Fundão recebem de 19 a 30 de julho as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), que irão trazer à Beira Interior centenas de estudantes-atletas.

De acordo com a nota de imprensa, em causa está a atribuição de 12 títulos de campeão nacional universitário, nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol, rugby, futebol 11 e futebol 7.


Para os CNU’s estão apuradas 64 equipas de 19 clubes da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), às quais se irão juntar equipas dos campeonatos sem fase de apuramento. Os jogos serão disputados em mais de uma dezena de instalações desportivas da região.

O presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Ricardo Nora, citado na nota de imprensa, confessa que estão “ansiosos por retomar atividades em que os estudantes sejam os atores principais da dinamização regional, sendo este o primeiro evento desta dimensão a ter a possibilidade de contar com público”.

“Contamos com os estudantes, organizações sociais e políticas, e com o tecido empresarial da região para levar a bom porto e acredito que este evento e estas cidades ficarão para sempre marcados na memória de todos os intervenientes”, acrescentou Ricardo Nora.

O presidente da FADU, André Reis, afirma que “depois de um ano com muitas dificuldades, onde os estudantes-atletas ficaram privados de competir e de representar os seus clubes num intervalo de tempo muito considerável, é uma enorme satisfação assistir ao regresso das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários”.

Salienta “todo o esforço que os clubes e a estrutura da FADU fizeram para que o desporto universitário não ficasse em suspenso pela segunda época desportiva”, sublinhando que “foi um sinal de grande responsabilidade e coragem que demos ao sistema”.

André Reis garante que estão “a trabalhar a toda a velocidade para fazermos destas as melhores Fases Finais de sempre, não deixando de garantir toda a segurança necessária num momento em que cada vez mais pessoas estão vacinadas, mas conscientes que a pandemia ainda não terminou”.

O evento é uma organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário e da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, com as parcerias da Universidade da Beira Interior (UBI) e dos municípios da cidade neve e da capital da cereja.