Covilhã: Candidatura a Cidade Criativa da Unesco em Design submetida

A Covilhã submeteu com sucesso o dossiê da candidatura a Cidade Criativa da UNESCO na área de Design. Após três anos de uma preparação abrangente e dialogante, a formalização da entrega ao Secretariado Nacional foi feita na tarde de ontem, tendo o presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, recebido a nota da boa aceitação do documento.

O diretor executivo da candidatura, Francisco Paiva, citado na nota de imprensa, afirma que “sendo certo que a viagem não chegou ainda ao destino, seguimos com ânimo redobrado”.  


Com a candidatura submetida, enquanto Cidade Criativa em Design, a Covilhã prevê, segundo o documento, “fomentar a colocação da cultura e da criatividade como valores ecossistémicos fundamentais para o desenvolvimento da Cidade e da Região e regenerar o património e valorizar os produtos endógenos, especialmente os ligados aos têxteis, mas estendendo o design a outros campos criativos”.

Pretende-se também “estabelecer uma «cultura de design» eficaz e intersectorial”, que reaja “às adversidades, como as alterações climáticas e demográficas; promover um ecossistema mais resiliente, inclusivo e sustentável, com rotinas de cocriação entre entidades locais e estrangeiras, especialmente com a Rede de Cidades Criativas”; e “alimentar os equipamentos existentes e o novo centro criativo na promoção da cultura contemporânea, da literacia digital e da educação através do design”.