CHUCB testa dispositivo inovador para cuidados de higiene a doentes acamados

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) foi a entidade de saúde selecionada para participar, ao longo das próximas semanas, num estudo clínico promovido pela IHCare – Innovation Hospital Care.

Este estudo surge no âmbito da prestação de cuidados de higiene a doentes acamados, com grau de dependência moderado a elevado, através de uma solução inovadora, o Showercare.


Com a utilização do Showercare pretende-se humanizar o processo da higienização no leito, proporcionando “aos doentes acamados, independentemente da idade, um banho com privacidade e conforto, assente em altos padrões de qualidade, higiene e segurança”, explica a nota de imprensa.  

Esta solução que estará disponível em três serviços piloto do CHUCB, já a partir de amanhã, irá também permitir avaliar a garantia avançada pela IHCare, de que a implementação do Showercare irá contribuir para a redução do risco de acidentes de trabalho para os profissionais de saúde, uma vez que “menos esforço físico para realizar o banho no leito, se traduz em mais conforto, menos hipóteses de lesões ou acidentes de trabalho e menos tempo gasto nestas tarefas”.

O Showercare, segundo o documento, “é composto por uma forra têxtil multi-camada que é hidrofóbica, antibacteriana e antiviral, que substitui o lençol inferior/ capa do colchão do leito de cada doente”.

É também constituído “por uma máquina SAGH – dispositivo semelhante a um carrinho que permite a realização de um banho de água corrente estéril, sob supervisão eletrónica e ainda a respetiva Docking Station – mecanismo que realiza a limpeza automática da máquina SAGH”.