Professora da Escola Quinta das Palmeiras entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize

A professora de Educação Especial e coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Célia Prata, está na lista dos 10 finalistas para o prémio Global Teacher Prize.

O Global Teacher Prize, promovido pela Fundação Varkey, é reconhecido como o “Nobel da Educação” e hoje chega a professores em 120 países.


Segundo a organização, o contributo de Célia Prata “na escola baseia-se na construção de projetos e de parcerias que possibilitem o desenvolvimento de competências académicas, pessoais e sociais dos alunos de educação especial, para a transição para a vida ativa ou para o acesso ao ensino superior”.

Um de seus projetos inovadores é o Inclusion Project 21 – Centro de Apoio à Aprendizagem, que conta com duas vertentes, a “Espaço escola e vida” e “Bem-estar emocional e comunicação”. 

A professora da Quinta das Palmeiras “acredita que, na maioria dos casos, não são as limitações cognitivas, mas sim a ausência de bem-estar que cria a indisponibilidade para aprender”.

Para Célia Prata a “emoção e as dificuldades comunicacionais caminham lado a lado e manifestam-se através da dificuldade no desempenho escolar induzindo insucesso académico, problemas comportamentais e desmotivação”, afirma a organização responsável pela atribuição do prémio.

A 4º edição do Global Teacher Prize Portugal terá um prémio de 30.000€, que pretende valorizar a importância dos professores no desenvolvimento do país e de cada comunidade onde está inserido.

Referir que o concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, regular ou outros.