Santa Casa da Misericórdia da Covilhã acolhe família de refugiados sírios

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã recebeu esta semana uma nova família de refugiados sírios ao abrigo de um protocolo entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF, o Alto Comissariado para as Migrações e a União das Misericórdias Portuguesas”.

A Santa Casa da Misericórdia, informou hoje, data em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, que ao longo de 18 meses irá “disponibilizar apoio à integração desta família de três elementos”.


Para isso irá garantir alojamento “adaptado às suas necessidades, uma bolsa mensal familiar, vestuário, alimentação, intérprete linguístico, acesso a cuidados de saúde através da inscrição no Sistema Nacional de Saúde, apoio na inscrição dos elementos na Segurança Social e apoio na educação e formação”.

Acrescentou ainda que depois de adquirirem “competências linguísticas”, serão “trabalhadas competências socioprofissionais”, com vista a integração no mercado de trabalho.

Em nota de imprensa refere que a preocupação da sua equipa de ação social da Misericórdia da Covilhã é a “capacitação e o empoderamento destes cidadãos e cidadãs”, para que depois do período de 18 meses de acolhimento “se alcance a integração e inserção «plena» na sociedade”.

No documento a Misericórdia da Covilhã, entidade acolhedora de pessoas refugiadas desde 2016, agradeceu a todas as pessoas e organizações, que “cooperaram nos processos de acolhimento (recolocação e reinstalação) de pessoas refugiadas”.