Certificação já é uma realidade. Próximo passo é a criação da marca “Pastel de Molho da Covilhã”

O Pastel de Molho da Covilhã já tem um Certificado de Qualidade Gastronómica que vai permitir “dignificar esta iguaria” e reconhecer publicamente os estabelecimentos e produtores que se destaquem na qualidade gastronómica, promoção e divulgação.

Trata-se da primeira iniciativa pensada pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã para promover e valorizar este produto, visto que, um dos próximos passos será a criação da marca Pastel de Molho da Covilhã, revelou o presidente da Confraria, Paulo de Carvalho.


Nesta jornada contam com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP). Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, afirma que “o município da Covilhã está sempre disponível para se associar a estas iniciativas, tão importantes para manter a cultura e as tradições da cidade”.

Para a autarquia esta certificação é importante no sentido da “preservação, valorização, e autenticidade para que, ao longo do tempo, não se adultere”.

Henrique Gigante, Presidente da AECBP, sublinha que “estas iniciativas são muito importantes para o dinamismo do comércio e da própria cidade”. “O Pastel de Molho é um produto endógeno da Covilhã, com grande potencial e merece, por isso, esta aposta, que se pretende que tenha impacto ao nível da restauração e do turismo”, sustentou.

Vão existir dois tipos de certificações, a dos produtores e a das unidades de restauração. Algumas das normas que os restaurantes devem cumprir têm a ver com os ingredientes usados no molho e, também, com a maneira como o Pastel é servido, que terá de ser da maneira tradicional.

O certificado durará meio ano, mas, ao longo do tempo, será sempre submetido a avaliações mistério para garantir a qualidade.

O processo de certificação vai, agora, entrar no período de candidatura. Depois de recebidas as candidaturas, existirá um período de 30 dias para ser colocada a certificação no restaurante ou produtor. Segundo Henrique Gigante, existem já vários restaurantes interessados em inscreverem-se para conseguirem a certificação.

Poderão candidatar-se todos os produtores e estabelecimentos de restauração do concelho da Covilhã. Os responsáveis pela certificação de qualidade gastronómica são a AECBP e a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã. Toda a informação pode ser consultada AQUI.