Autárquicas: Taborda Barata é mandatário da candidatura “Juntos fazemos Melhor”

O professor catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Taborda Barata, é a personalidade escolhida para mandatário da candidatura “Juntos fazemos Melhor”, que resulta da coligação CDS/PSD na Covilhã. O anúncio foi feito hoje, ao final da tarde, por Pedro Farromba, candidato à Câmara Municipal e Adolfo Mesquita Nunes, candidato à Assembleia Municipal.

Taborda Barata frisou, na sua intervenção que “ajudar à mudança que é precisa”, foi um dos motivos que o levou a aceitar o convite. “A Covilhã ou muda ou desaparece” disse.


Para o imunoalergologista que se radicou na Covilhã há cerca de 20 anos, “as pessoas” que lideram o projeto foi outro dos motivos para responder positivamente ao desafio, bem como “toda a equipa que o integra”.

“A visão para criar situações fraturantes que geram desenvolvimento”, foi outro dos pontos enumerados por Taborda Barata, considerando que é na junção destes fatores que se encontrarão as soluções para fixar pessoas, criando emprego e qualidade de vida.

“As pessoas querem casa, emprego, garantia que têm boas condições de saúde, segurança e educação”, enumerou, elencando ainda “uma boa oferta cultural e mobilidade”, destacando que estes são “aspetos fundamentais que estão no plano desta candidatura”, frisou. Ter “uma visão a 5, 10 ou 15 anos” foi outra das razões para apoiar a candidatura, disse

O mandatário é “alguém que para além do nosso reconhecimento enquanto candidatos”, tem também “o reconhecimento público pelo seu trabalho”, reconhecendo-lhe a “seriedade e a idoneidade”, disse Pedro Farromba, avançando que este representa também “todos os que entendem que está na hora de a Covilhã ser uma cidade de futuro”, sem “amiguismos partidários e interesses pessoais pouco claros”, disse.

Pedro Farromba frisou ainda que o convite recaiu em Taborda Barata “porque é um dos nossos melhores”, no trabalho diário no Hospital, na qualidade do ensino que presta aos seus alunos, e porque “partilha” com a candidatura “a ideia de futuro que a Covilhã precisa”, referiu.

Adolfo Mesquita Nunes reforçou ainda que “há 3 valores muito presentes para a candidatura”, que Taborda Barata representa “no seu dia a dia”. “A independência”, mostrando que “não é preciso um cartão partidário para ser alguém na vida”. “É preciso libertar a Covilhã do caciquismo e do partidarismo” afirmou.

“A ambição de quem quer ver mais longe” para sair do “marasmo”, foi outro dos valores enumerado. Em terceiro Adolfo Mesquita Nunes falou do lado humano, porque “é preciso mudar as politicas sociais” e o percurso profissional do mandatário “ajuda a perceber como chegar às pessoas que já ficaram para trás”, frisou.

A coligação “Juntos Fazemos Melhor” vai realizar a 30 de julho a apresentação das listas à Câmara e Assembleia Municipal, bem como a de alguns candidatos a Juntas de Freguesia.

Pedro Farromba frisa que não irão apresentar candidatos a todas as freguesias do concelho. “Em casos em que se considere que o atual autarca está a realizar um bom trabalho” não o farão. Há também freguesias em que apoiam independentes, casos já conhecidos de David Silva no Tortosendo e de José Valério na União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo.