PRR: Governo apresenta na Covilhã programas de apoio à inovação empresarial

A inovação é um dos focos para “estimular o crescimento económico nacional” e três Secretários de Estado vieram à Covilhã reforçar esta ideia, que deixaram vincada na sessão de esclarecimento sobre “Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial”, que decorreu esta quinta-feira na UBI.

Na sessão de abertura, Mário Raposo, reitor da UBI, deixou um aviso aos empresários da região. “Se não houver inovação o fracasso é inevitável”, disse, afirmando que “a inovação não é uma opção, é uma obrigação”.


“No mundo globalizado em que vivemos, as empresas não podem dar-se ao luxo de pensar que o produto original não necessita de melhorias só porque que ainda se vende” sustentou ainda o reitor, para chamar à atenção para o papel fundamental que “o conhecimento e as competências” desenvolvidas na academia desempenham para alavancar o setor empresarial, tendo por base a inovação.

João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, para além de chamar a atenção para os programas de apoio previstos no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), afirmou ainda que no quadro de apoio futuro, o PT 2030, “para responder às necessidades das empresas”, haverá “dois instrumentos muito potentes” e um envelope financeiro que “é duas vezes superior ao do quadro atual e com uma dimensão que não existiu até aqui”.

Já sobre as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, afirma que “serão um contributo” para “recuperar a dinâmica de alteração estrutural da economia”, permitindo criar mais valor “em resultado do conhecimento que será produzido”. Destaca que irão permitir criar “projetos de natureza colaborativa entre empresas, centros de saber, centros tecnológicos e associações empresarias”, destacou.

A aposta no crescimento da atividade empresarial, com enfoque na inovação, foi também sublinhada pelo Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia João Sobrinho Teixeira. O governante mostra-se convicto que “é adicionando mais conhecimento” que se alavanca a economia e a atividade empresarial, deixando por isso o desafio aos empresários e à própria UBI.

De resto são vários os programas lançados neste sentido, que estarão disponíveis para empresas e instituições, para promover a formação tanto de adultos como de jovens.

Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, destaca ainda que neste pacote de medidas há instrumentos para as várias realidades do território e para “não deixar ninguém nem nenhum lugar para trás”, para tornar o interior “ainda mais forte, conectado, resiliente e próspero”.

Isabel Ferreira vincou na sua intervenção que para além dos “avisos específicos para empresas”, no âmbito do PRR, haverá ainda “apoio indireto às empresas”, uma vez que “os investimentos irão alavancar concursos públicos” em diversas áreas que “serão contratualizados com o tecido empresarial da região”.