PSP realiza operação para sinalizar situações de risco entre população idosa

A Polícia de Segurança Pública está a realizar, em todo o país, a operação anual para sinalizar situações de risco entre a população mais idosa, uma iniciativa que vai decorrer até ao final de setembro.

A operação, denominada “A solidariedade não tem idade – A PSP com os idosos”, está inserida na estratégia global da Polícia de Segurança Pública de policiamento de proximidade e tem como objetivo principal contactar e dialogar com os cidadãos com mais de 65 anos, refere aquela polícia, em comunicado.


Segundo a PSP, a iniciativa, que se realiza todos os anos, visa “detetar casos de fragilidade social e de vulnerabilidade física e psíquica que sejam comprometedores da segurança e casos de suspeita de crimes de violência doméstica ou outros contra a vida ou integridade física, promovendo de imediato o necessário apoio em articulação com outras entidades”.

A PSP refere igualmente que a estas vulnerabilidades podem também juntar-se problemas relacionados com “as frágeis condições de habitação, higiene, saúde pública, saúde individual ou alimentação”.

“Todas estas condicionantes, sem um círculo familiar ou de vizinhança próximo e atento, potenciam situações de anonimato (sofrimento em silêncio) que inviabilizam eventuais intervenções de cariz assistencial e que a PSP, tanto por intermédio desta operação nacional, como por intermédio do trabalho diário do policiamento de proximidade, pretende reverter, contribuindo para reforçar a segurança destes cidadãos”, sustenta a Polícia para justificar a iniciativa.