Portugal avança no desconfinamento. Máscara continua a ser obrigatória

Portugal vai deixar de estar em estado de calamidade devido à pandemia de covid-19, passando a estado de contingência, o que significa que avança para a próxima fase de desconfinamento na segunda-feira, dia 23.

Assim, a partir de segunda-feira, os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder ter 8 pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas; os espetáculos culturais podem ter até 75% de lotação; casamentos e batizados com lotação de 75%; transportes públicos sem limites de lotação.


O comércio, restauração e espetáculos culturais vão funcionar com horários normais, ou seja, até às 02:00 da manhã, cumprindo as regras da DGS.

Os serviços públicos passam a funcionar sem marcação prévia apenas a partir de 1 de setembro.

No entanto, mantém-se a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, quando não seja possível manter uma distância de segurança, pelo menos até dia 12 de setembro, visto que só o Parlamento pode colocar um fim à medida antes dessa data.

É necessário certificado ou teste negativo em viagens por via aérea ou marítima; estabelecimentos turísticos e alojamento local; restaurantes no interior, ao fim de semana e feriados; ginásios, para aulas de grupo; termas e spas; casinos e bingos; eventos culturais, desportivos ou corporativos com mais de 1.000 pessoas (em ambiente aberto) ou 500 pessoas (em ambiente fechado); casamentos e batizados com mais de 10 pessoas.