Jovens de Unhais promovem debates para esclarecer eleitores da freguesia

“Debater Unhais” é o nome do projeto apartidário, criado por uma equipa de quatro jovens unhaenses, que pretende promover a literacia política em Unhais da Serra nestas eleições autárquicas.

O projeto tem como objetivo organizar, durante o final do mês de agosto e início de setembro, debates entre os candidatos à Junta de Freguesia de Unhais da Serra e, paralelamente, “estimular o conhecimento sobre a política em geral e da vila, através da partilha de conteúdos nas redes sociais e no website próprio”, refere a equipa em nota de imprensa.


O mentor do projeto, Tiago Pinto, explica que decidiu avançar com esta ideia por, nas eleições anteriores, “sentir que não havia informação suficiente sobre o programa de cada candidato e de quais as ideias para a vila para os quatro anos seguintes”. Além disso, acrescenta que “não havia nenhum organismo que promovesse o debate mais local das ideias dos candidatos, o que ainda agravava mais esta falta de informação e de conhecimento por parte da maioria da população”.

O projeto tem como slogan “Conhecer. Informar. Debater”, pois acreditam que “só uma população informada e conhecedora dos objetivos de cada lista pode tomar uma decisão consciente na hora do voto”.

O “Debater Unhais” quer ainda “promover a literacia política através da partilha de conteúdos jornalísticos, centrados em investigações científicas dos últimos cinco anos, em entrevistas aos candidatos para a Junta de Freguesia e na partilha de explicadores sobre conceitos importantes da esfera política”.

Os debates, ainda com data a definir, vão respeitar as regras impostas pela DGS e vão ter transmissão online.

O projeto conta com o patrocínio do jornal local Correio de Unhais e é constituído por Tiago Pinto, Inês André, Diogo Paiva e Ana Sofia Paiva.