Covid-19: Novas regras a partir de outubro. Bares e discotecas abrem e acaba limite de lotação

O primeiro-ministro anunciou hoje que o país está “em condições de avançar” para a terceira e última fase do desconfinamento e adiantou que, na próxima semana, deverá ser atingida a meta de 85% da população com a vacinação completa.

O primeiro-ministro anunciou que a evolução positiva do país no controlo da covid-19 vai permitir que passe do atual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 01 de outubro.


Esta decisão foi anunciada por António Costa no final do Conselho de Ministros em que aprovou a terceira fase do plano do Governo de levantamento de restrições por causa da covid-19

Assim, a partir de 1 de outubro terá lugar a abertura de bares e discotecas com certificado digital, o fim dos limites de horários, os restaurantes irão funcionar sem limite máximo de pessoas por grupo e terá fim da exigência de certificado digital em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local.

Acabará o limite de lotação, designadamente para: Casamentos e batizados, Comércio e Espetáculos culturais.

O uso máscara será obrigatório em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e eventos e grandes superfícies.

O Certificado Digital será exigido em: Viagens por via aérea ou marítima; Visitas a lares e unidades de saúde; Grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos e Bares e discotecas.