Terceira fase de desconfinamento. Saiba o que muda a partir de amanhã

Portugal entra a partir de amanhã, dia 1 de outubro, na terceira fase de desconfinamento, com o alívio das restrições associadas à pandemia, anunciou o primeiro-ministro, na passada quinta-feira em Conselho de Ministros.

A partir de amanhã, chega o fim das limitações de horário para qualquer estabelecimento; bares e discotecas reabrem, permitindo a entrada de pessoas apenas com certificado digital ou teste negativo à Covid-19; restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo e deixa de ser necessário apresentar o certificado digital para aceder a restaurantes, estabelecimentos turísticos, alojamentos locais e aulas de grupo em ginásios.


Chegam também ao fim os limites de lotação para casamentos, batizados, comércio espetáculos culturais, o teletrabalho deixa de ser recomendado e a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhos é também eliminada.

O uso de máscara mantém-se obrigatório em espaços comerciais com área superior a 400m2, em transportes públicos, escolas, salas de espetáculos, cinemas, lojas de cidadão, recintos de eventos e estabelecimentos e serviços de saúde e estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência.

A apresentação do certificado digital ou teste negativo à Covid, continua a ser obrigatória nas viagens por via aérea ou marítima, nas visitas a lares e estabelecimentos de saúde e em grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos.

A partir de amanhã deixa de ser obrigatório o uso de máscara nos locais de trabalho, mesmo em empresas que têm mais trabalhadores no mesmo espaço físico, porém os empregadores podem definir o uso da mesma como forma de proteção dos trabalhadores. Há exceções para trabalhadores de restaurantes ou similares, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.