Governo reconhece Estatuto de Utilidade Pública à ASTA

O Governo atribuiu, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública á ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, com sede na Covilhã.

No despacho que confere este estatuto, publicado no Diário da República, é destacado que a ASTA “vem desenvolvendo, desde a sua constituição, em 2000, sem fins lucrativos, relevantes atividades de interesse geral na área da cultura”.


“Tendo por base o teatro, o trabalho da associação é bastante diversificado, centrando-se em cinco eixos fundamentais: criações, festivais, programação, serviço educativo, circulação e projetos de investigação”, lê-se no documento.

Referem que se trata de uma entidade “que procura a originalidade e a diferença, tenta alcançar a singularidade na criação artística e cultural, nos métodos e linguagem, reinventa clássicos e cria formas inovadoras de atuação pela utilização de novas expressões e novas tecnologias. Colabora, no âmbito das suas atividades, com a Administração, designadamente com a Direção Regional de Cultura do Centro e com a Direção-Geral das Artes”, explicando que a ASTA se torna, por todos estes motivos, merecedora deste estatuto.