Biblioteca Municipal: Espaço C3D Makerspace é “único e inovador”

A Biblioteca Municipal da Covilhã já tem em funcionamento o C3D Makerspace, “um espaço único na região”, disse na abertura a vereadora com o pelouro da educação, cultura e ação social no município, Regina Gouveia.

Segundo a autarca os seus 3 pelouros estão interligados neste espaço, que tem como principais destinatários “os alunos” das várias escolas do concelho, tendo como principal finalidade a “promoção do sucesso escolar”.


“É um espaço estimulador da criatividade, da inovação e do conhecimento” destacou ainda a vereadora.

O espaço está equipado com impressora 3D, bordadora, máquina de costura, canetas 3D, cortadora e impressora laser, entre outros, com capacidade para trabalhar diversos materiais, desde a madeira ao burel, para que no final, cada aluno possa “ver o resultado do seu trabalho” na forma de um objeto físico ou bordado.

Apresenta um espaço inicial para discussão de ideias, passando depois pela pesquisa, o desenho e a conceção final, sendo acompanhados por técnicos especializados.

O tema a ser trabalhado ao longo do ano letivo será a obra do covilhanense António Lopes, nomeadamente a sua tapeçaria, com programas específicos dedicados a cada nível de ensino.

Neste primeiro dia a apresentação foi feita para jornalistas e elementos das escolas do concelho que felicitaram a autarquia pela iniciativa, afirmando que “certamente será útil para os seus alunos”. “É importante um espaço destes, que alia técnicas tradicionais, com a inovação, tão características da Covilhã”, vincaram.

O diretor do agrupamento de escolas Pêro da Covilhã, Jorge Crucho, salienta que este representa “um pouco aquilo que todos nós lutamos no dia-a-dia, um espaço para inovar e por os alunos a pensar”, acrescentando que tem todas “as condições para desenvolver competências e criatividade”.

João Paulo Mineiro, diretor da escola Quinta das Palmeiras também elogiou o espaço, afirmando que “tem tudo para dar certo”. “Desenvolve competências e pode e deve ser aproveitado pelas escolas” disse, acrescentando que este deve ter “acompanhamento cirúrgico para que possa melhorar, mediante a opinião dos seus utilizadores”.

Isabel Fael, diretora da Escola Secundária Campos Melo, recordou que António Lopes foi professor da escola, relembrando que “parte do seu trabalho está no seu museu educativo”. Congratulou-se pela escolha do tema, que se debruça sobre um homem que foi um visionário, destacando a importância desta iniciativa da autarquia.

Também os diretores da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lajeosa, do Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve bem como do Agrupamento Escolas Frei Heitor Pinto elogiaram o espaço e o que pode proporcionar aos seus alunos.

O Espaço C3D Makerspace tem coordenação do arquiteto Ruben de Matos e funcionará mediante marcação prévia.