Quinta das Palmeiras e Escola Secundária do Fundão na Final do CanSat

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras e a Escola Secundária do Fundão estiveram presentes na Final Nacional da 8ª Edição do CanSat Portugal, projeto educativo que dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.

A equipa SatBloom, da Quinta das Palmeiras, constituída pelos alunos Afonso Gamboa, João Resende, José Miguel Mariano, Manuel Bettencourt, Mateus Aleixo e Sofia Campos e orientada pelo professor Jesuíno Simões conseguiu uma menção honrosa, “pela preparação do projeto e valor científico da missão secundária” que, segundo a Escola, foi “o justo reconhecimento do empenho, da capacidade de saber fazer, de mobilizar conhecimentos adquiridos e de auto-aprendizagem que a equipa demonstrou”.


A equipa SatFun, da Escola Secundária do Fundão, constituída pelos alunos Francisco Paulo, Rodrigo Fortuna, Inês Figueira, Rute Dionísio, Joana Oliveira e orientada pela professora Teresa Ramos ganhou o prémio para a melhor Divulgação.

Esta iniciativa decorreu entre os dias 1 e 5 de setembro no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e o desafio foi colocar alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.