UBI colabora com cientistas espanhóis na monitorização do vulcão em La Palma

A Universidade da Beira Interior (UBI) está esta semana a dar apoio às autoridades locais das Canárias, no reforço da monitorização da erupção vulcânica na Ilha de La Palma, depois da entrada em atividade do vulcão Cumbre Vieja.

Segundo a instituição, esta colaboração foi solicitada por cientistas espanhóis ao C4G – Colaboratório para as Geociências, infraestrutura de investigação sediada na UBI, com os trabalhos a serem realizados por Rui Fernandes, docente do Departamento de Informática (DI-UBI), e Gonçalo Henriques, bolseiro do mesmo Departamento.


“A equipa da UBI vai instalar quatro recetores GNSS e recolher dados da deformação superficial causada pela erupção, até ao final da mesma. Os equipamentos da UBI, que ficarão à guarda das autoridades espanholas, consistem em recetores, antenas, routers, painéis solares, controladores solares e cabos de antena”, refere a UBI.

A instalação dos equipamentos começou esta segunda-feira, dia 27 de setembro, e prolonga-se até sexta-feira, dia 1 de outubro. Será custeada com verbas próprias do SEGAL, grupo coordenado por Rui Fernandes, no DI-UBI.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na última semana, depois de vários dias a serem registados milhares de sismos na região. Como consequência, centenas de edifícios da ilha foram destruídos e teme-se que possam existir diversos problemas ambientais.

Fotografia: Emilio Morenatti