Vacinação simultânea da 3ª dose contra covid-19 e gripe arranca na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 18, começará a vacinação nos Centros de Vacinação da Gripe e Covid-19 (CVGC) do ACES Cova da Beira, a pessoas com 65 e mais anos, por ordem decrescente de idade, estando, presentemente, os mais idosos a ser convocados via sms pelo SNS24 com a mensagem: COVID 19/GRIPE, data, hora e pedido de validação.

Neste momento está a ser dada preferência à 3.ª dose da vacina contra a Covid-19, mas caso não pretenda esta vacina poderá fazer a vacina contra Gripe, explica o ACES.


A Norma n.º 002/2021 de 30/01/2021, atualizada a 08/10/2021, estabelece que, na Fase 3 da campanha de vacinação, deverá ser dada uma dose de reforço a pessoas com 65 ou mais anos, sendo a prioridade as pessoas com 80 ou mais anos e utentes de ERPI e UCCI ou de outras instituições similares.

Segundo a Norma, a 3.ª dose, com a vacina da Pfizer/BioNtech, será administrada seis meses após a última dose e em utentes que não tenham tido infeção por SARS-CoV-2. Relativamente aos imunossuprimidos, já está igualmente a ser administrada uma dose adicional da vacina contra a Covid-19 após declaração médica na Prescrição Eletrónica Médica (PEM).

Paralelamente está a ser administrada a vacina contra a Gripe com intervalo de 14 dias, presentemente a ser administrada aos profissionais de saúde do SNS, grávidas e utentes com mais de 65 anos (com o mesmo critério de iniciar pelos mais velhos), residentes de ERPIS, UCCI e reclusos em estabelecimentos prisionais, tendo o ACES CB já administrado 2.550 vacinas.