AdaptArte assinala 10º aniversário do Museu de Arte Sacra

“AdaptArte” é o nome da exposição mista que está patente ao público até dia 16 de novembro, no Museu de Arte Sacra, no âmbito das comemorações do seu 10º aniversário. Pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.

Trata-se de uma exposição de pintura e escultura dos artistas Carlos Mingote e Manuel Basílio, com peças originais em metal, grés, gesso e resina.


Carlos Mingote nasceu na Covilhã em 1943. Após a aposentação, decidiu dedicar-se a uma velha paixão, desenhar e pintar. Frequentou formações adquirindo conhecimento nas técnicas de carvão, sanguínea, pastel seco, aguarela, óleo e grafite. Devido a constrangimentos que lhe têm vindo a roubar a visão, Carlos Mingote não se deu por derrotado adaptando o tipo de arte ao que supostamente seria uma limitação. Dedicou-se assim à escultura, em grés, gesso, cera e resina. Participou em várias exposições individuais e coletivas e recebeu três prémios atribuídos pela revista francesa “Artistes Magazine”.

Manuel de Jesus Basílio Nunes, nasceu na Orca, Fundão em 1956. Iniciou-se
profissionalmente no trabalho de restauro de arte. Foi depois capaz de canalizar os conhecimentos adquiridos no desempenho da sua profissão para a sua grande paixão, a arte. Autodidata, atualmente segue várias correntes artísticas, sobretudo na pintura, executando óleo sobre madeira e técnica mista com recurso ao uso da folha de madeira.