Companhia covilhanense desenvolve “Projeto de Dança Inclusiva” com jovens migrantes

A Kayzer Ballet, companhia de dança covilhanense, está a desenvolver em parceria com a Mutualista Covilhanense (Casa Moura) um projeto de dança inclusiva, foi hoje anunciado.

Segundo a companhia de bailado, trata-se do projeto “Terra de Todos” que “consiste na criação de um Espetáculo de Dança e Filme Documentário, em que alguns jovens residentes na Casa Moura participam”.


A mesma fonte vinca que “o documentário mostra o processo de criação de uma peça de dança e adaptação destes jovens a esta arte performativa, até ao dia que se apresentam em palco”.

Espetáculo será apresentado nos dias 26 e 27 de Novembro de no New Hand Lab na Covilhã.

A organização sublinha que os jovens “nunca tiveram qualquer experiência artística nas suas vidas” e por isso, para além do grande desafio que é para os próprios interagirem com bailarinos profissionais, “é também um grande desafio” para o coreógrafo e diretor artístico Ricardo Runa que considera que “este projeto é uma mais-valia tanto para estes jovens” como para todos na companhia “uma vez que através da dança é possível incluir qualquer pessoa, independentemente das suas origens, crenças e diferenças culturais, sendo sempre desafiante criar para alguém que nunca dançou na vida mas que tem vontade de aprender e experienciar coisas novas”, frisa.

Este Projeto conta com o Financiamento do Programa “Garantir Cultura” promovido pelo Ministério da Cultura através do Fundo de Fomento Cultural.

A Kayzer Ballet conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã no desempenho da sua programação regular.