João Morgado lança livro em Santiago do Cacém

O escritor covilhanense, João Morgado, vai lançar o seu próximo livro, “Contos de Macau”, no sábado, dia 16 de outubro, em Santiago do Cacém.

A obra “Contos de Macau” venceu a 13.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara de Santiago do Cacém, e segundo um júri é “uma obra de grande lirismo. As narrativas dos vários contos deixam transparecer uma elevada qualidade estética e um excelente domínio da linguagem. A atmosfera da cultura oriental está muito bem representada, seduzindo a atenção do leitor”.


Esta obra reúne “uma série de contos que têm por base a presença portuguesa em Macau e o contraste com a cultura oriental chinesa”, refere em nota de imprensa.

Segundo o escritor, João Morgado, “são pequenos textos que abordam temas fortes da ilha, como o jogo, a droga, o contrabando, mas também as corridas automóveis, a medicina chinesa, ou a sombra de Camões e Pessanha sobre o território”.

O escritor revela ainda que esteve em Macau em 2017, como autor convidado no Festival Literário de Macau e em Hong Kong, “uma viagem marcante” sendo que foi “o contraste de culturas e civilizações” que o inspirou a escrever estes contos.

Recentemente a sua obra “Índias” foi traduzida para russo e será apresentada em Moscovo, em dezembro. A obra “Vera Cruz” será também traduzida e lançada no mercado russo em 2022.