David Silva: “Não pode uma freguesia ficar alheia aos feitos das suas gentes”

“Em fevereiro de 2018 recebi-vos como campeões europeus e disse que esperava voltar a ver-vos como campeões do mundo e aqui estão vocês”. começou por dizer, orgulhoso, o presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, David Silva, na homenagem prestada ontem aos Campeões do Mundo de Futsal, ligados a esta vila, António Fonseca e José Luís Mendes.

“Não pode uma freguesia ficar alheia aos feitos das suas gentes e no que diz respeito ao Tortosendo, são muitos os que têm levado o seu nome por esse mundo fora nas mais diversas áreas”, vincou David Silva. “Tortosendo, Terra de Campeões”, concluiu o presidente desta freguesia.


Um dos homenageados, António Fonseca, sublinhou que “é muito difícil chegar a títulos”, orgulhando-se da sua equipa que fez “o impensável”: “conseguir consecutivamente o título europeu e mundial”.

“Quem conhece a nossa família de futsal sabe que o espírito de grupo foi uma das condições que está na base deste êxito” disse o campeão, referindo que a vitória é, ainda, fruto de um “trabalho exaustivo”.

Também José Luis Mendes demonstrou a honra desta equipa e aproveitou para relembrar que este título mundial apenas é partilhado por mais 3 países: Espanha, Argentina e Brasil. “É um orgulho para nós, para todos os portugueses e, em especial, para todos os tortosendeses”.

Rui Manhoso, em representação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), teve a oportunidade de dirigir uma palavra de apreço ao presidente da Junta por ter promovido esta iniciativa e aos dois homenageados, a quem elogiou os currículos. Acrescentou, após ter ouvido ambos a agradecer à Federação, que nenhum dos dois “deve nada à FPF. É a FPF que vos fica a dever por terem conquistado o mérito de sermos campeões do mundo que só se consegue com dedicação, trabalho e amor à causa”.

“Quando os nossos se destacam em qualquer área não podemos deixar de os homenagear”, vincou José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, avançando que, no dia 5 de novembro serão também recebidos no Salão Nobre do município, em conjunto com Bruno Travassos, também campeão, ligado à Covilhã.

Esta iniciativa teve lugar no Auditório Dr. António Mendes Fernandes, na Casa da Vila, no Tortosendo, e foram 2 campeãs de patinagem artística, naturais desta vila, que entregaram “simbolicamente” uma lembrança a António Fonseca e José Luís Mendes.