UF Covilhã/Canhoso: Joana Rocha é a 1ª mulher presidente da Mesa da Assembleia

Joana Petrucci Rocha (Juntos, fazemos Melhor) é a primeira mulher a presidir à Mesa da Assembleia de Freguesia da UF Covilhã/Canhoso. “Uma honra”, disse a eleita. A eleição teve lugar esta terça-feira, ao início da noite, durante a instalação dos novos órgãos autárquicos da freguesia.

Depois de tomarem posse os 13 elementos eleitos para a Assembleia de Freguesia, seis do PS, seis da coligação “Juntos fazemos melhor” e um da CDU, estes elegeram os 4 vogais da junta de freguesia, que se juntam ao presidente Carlos Martins. Por proposta deste, esteve a votação a lista composta por Abel Cardoso, Cristina Dias, Licínio Romão e Cristina Granado que foi eleita com 7 votos a favor e 6 votos brancos.


Já para a Mesa da Assembleia, estiveram a votação duas listas, vencendo, com 7 votos a favor, a proposta pela coligação Juntos fazemos melhor, elegendo como presidente Joana Rocha e como secretários Aida Fazendeiro e Paulo Santos, todos elementos da coligação. A lista proposta pelo PS, com os nomes dos eleitos pelo partido Miguel Rebelo, Sérgio Martins e Susana Mendes, obteve 6 votos.

Na primeira intervenção como presidente reeleito na União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, Carlos Martins, relembrou o ditado “palavra dada é palavra honrada”, para afirmar que primeira reunião do executivo, na quinta-feira, dia 21, irá “apresentar a proposta para se iniciar o processo para a criação da freguesia do Canhoso”, afirmando que vai “devolver o que foi retirado injustamente”.

Carlos Martins elencou ainda algumas das suas prioridades para o mandato, colocando no topo o “apoio social”, afirmando que “é imperativo que a Câmara Municipal tenha a iniciativa de construir um edifício de valências sociais, nomeadamente um lar solidário”, afirmando ainda que pretende que a freguesia “seja um exemplo, com jardins e espaços verdes cuidados, com avenidas ruas e becos limpos, onde as pessoas possam caminhar em segurança nos passeios, iluminada, com transportes públicos dignos e apropriados, em que a zona histórica seja reabilitada”.

Por parte da Junta de Freguesia, Carlos Martins garantiu a continuidade de vários projetos que transitam do mandato anterior, prometendo continuar a trabalhar com as escolas e movimento associativo da freguesia. Disse ainda que irá reivindicar a criação de uma creche no Canhoso e a ampliação da escola EB 1, bem como a reabilitação do edifício da junta de freguesia. Outra das reivindicações será a requalificação da antiga EN 18, agora Rua do Ribeiro de Flandres, com a construção de passeios e ciclovia, e, entre outros pedidos, destaca-se ainda o alargamento da estrada entre o Canhoso e S. Domingos.

Joana Petrucci Rocha, eleita presidente da Assembleia, disse aos jornalistas que “é uma honra assumir este cargo”, considerando ainda que “é uma responsabilidade redobrada” o facto de ser a primeira mulher a assumi-lo. Sobre o funcionamento da Assembleia espera que “os trabalhos decorram de forma serena e que dignifiquem a democracia”.

Considerando que tal como foi vontade popular, o executivo fica com o partido mais votado e promete “uma ação fiscalizadora”, sublinhando que “foi pensando assim” que foi apresentada uma lista para a Mesa. “No fundo o papel da assembleia de freguesia é este, ter uma ação fiscalizadora”, afirmou, frisando que “não se pode demitir dele como fez nos últimos 4 anos”, disse.

Miguel Fiadeiro, único eleito da CDU, sustenta que os cargos assumidos são o espelho da votação de 26 de setembro, salientando que irá “fazer oposição construtiva”, especificando que, caso a caso, estará atento para decidir o seu voto, “sempre a pensar na população”.