CooLabora lança campanha “As profissões não têm género”

A CooLabora lançou recentemente a campanha “As profissões não têm género”, com cinco vídeos curtos, onde pretende transmitir uma mensagem “clara e forte” pela dessegregação sexual do trabalho.

“Os estereótipos de género em casa e no mercado de trabalho continuam a estruturar os tipos de trabalho que elas e eles realizam, as condições em que o fazem e as respetivas recompensas monetárias e reconhecimento social. Mas há pessoas que os rompem e abrem caminhos a uma sociedade mais igualitária”, começa por referir a Coolabora.


Assim, os vídeos são depoimentos de 3 homens e 2 mulheres que desempenham profissões tradicionalmente associadas a pessoas do sexo oposto: um bailarino, um educador de infância, um ajudante de lar, uma motorista de pesados de passageiros e uma barbeira.

Segundo a Coolabora, estes testemunhos demonstram que é “possível e desejável que determinadas profissões não sejam vedadas a homens ou mulheres e que a realização profissional não tem que ser condicionada por se ter nascido menino ou menina”.

Financiado pelo POISE, o projeto que deu origem a esta campanha, tem também feito trabalho junto das escolas da Covilhã com o objetivo de estas reforçarem o seu papel enquanto agentes de promoção da igualdade entre rapazes e raparigas nas escolhas profissionais.