Freguesia de Cortes do Meio inaugura percurso pedestre “Rota das Pontes”

A freguesia de Cortes do Meio inaugurou ontem a “Rota das Pontes”, um percurso pedestre que permite dar a conhecer ao longo de 8km “todo o património paisagístico e cultural” da freguesia.

O presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas garantiu que este projeto turístico “fazia muita falta à freguesia”, uma necessidade verificada no primeiro mandato.


Assim a “Rota das Pontes” garante “uma oferta diferenciada e diversificada”, que vem “potenciar” o conceito de capital de piscinas naturais e também permitir que, “de forma organizada”, as pessoas visitem a ribeira e a freguesia.

Este percurso circular de 8km permite visitar toda a ribeira das Cortes e a anexa Bouça e desde 14 de agosto, data em que abriu a Rota, já teve “muitos visitantes”, garantiu o presidente.

O projeto “Rota das Pontes” foi financiado em cerca de 80% por fundos comunitários do PDR2020, no valor de cerca de 30 mil euros.

O vereador da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, num discurso emocionado felicitou a Junta de Freguesia pelas Rotas criadas e frisou “faz-se mais e melhor, com menos dinheiro e menos tempo quando se decide localmente”, sendo Cortes do Meio a prova disso.

Estiveram também presentes na inauguração os Caminheiros da Rosa Negra, na pessoa de Paulo Andrade, que salientou a importância deste percurso para “todas as coletividades do concelho que tenham atividade pedestre”.

Paulo Andrade frisou o potencial do vale que “tem de ser mostrado” às pessoas do concelho, país e estrangeiro, referindo a sua pretensão de levar escolas espanholas de Badajoz e Sevilha à freguesia.

A inauguração da “Rota das Pontes” foi o ponto de partida do evento “Na Rota da Broa das Cortes”.