“Rota da Broa” para “preservar a memória e a história” de Cortes do Meio

“Preservar a memória e a história” da freguesia de Cortes do Meio e o “produto de excelência” que é a broa é o propósito da “Rota da Broa”, inaugurada hoje, na presença da comunidade desta freguesia.

Um projeto que pretende “recuperar” a memória e a história de um “saber ancestral”, através da requalificação de diversos equipamentos relacionados com a tradicional broa, nomeadamente o moinho de água e a estrutura de apoio, o percurso pedestre que integra a “Rota da Broa”, o Lavadouro da Fonte do Terreiro e o Forno Comunitário.


Para além da obra física esta Rota contempla também um site dedicado a ela, uma app e um documentário que retrata todo o processo de criação da broa, e que querem “imortalizar” um “processo ancestral que diz muito à comunidade”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas.

A “Rota da Broa” contempla estes investimentos, inaugurados hoje, e que representam cerca de 180 mil euros, valor suportado por fundos comunitários do PDR2020 e pela Câmara Municipal da Covilhã.

Segundo Jorge Viegas “cabe à Junta o papel de preservar a história e a memória, de recolher aquilo de que melhor nós tivemos ao longo dos tempos”, e também contribuir para a sua partilha.

Numa tarde em que a broa foi a rainha, Jorge Viegas salientou a vertente turística da “Rota da Broa” e a importância de “dar oportunidade a quem nos visita de ter uma experiência diversificada daquilo que está habituado a ver”.

Jorge Viegas, em declarações à RCC, referiu que pretende continuar a apostar em projetos que “permitam colocar Cortes do Meio como uma freguesia de referência do concelho da Covilhã e da região”.

José Armando Serra dos Reis, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, com raízes nesta freguesia, salientou que esta “Rota da Broa” é “um dos muitos projetos que transformam a Covilhã num dos destinos turísticos mais procurados do interior”. Frisou, ainda, que as rotas temáticas do concelho são “primordiais” para o “desenvolvimento sustentável” do concelho.