Traficantes detidos na Guarda, Idanha-a-Nova e Penamacor

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com colaboração de elementos do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu, nos dias 14 e 15 do corrente mês, à realização de 16 buscas (domiciliárias e outras), à detenção de cinco homens e duas mulheres, e à apreensão de produto estupefaciente (haxixe, cocaína, MDMA e canábis) equivalente a cerca de 4200 doses individuais diárias, balanças de precisão, equipamentos de telecomunicações móveis, viaturas automóveis e cerca de 10.000€ em numerário.

Segundo explica a PJ, a investigação deste caso remonta a 2020 e permitiu a recolha de “fortes indícios do desenvolvimento da atividade ilícita de tráfico de estupefacientes, por parte de um grupo, devidamente articulado, que atuava na área do distrito da Guarda, com ramificações à zona de Aveiro”.


Os detidos, cinco com ocupação profissional (comerciante, empregados fabris, funcionário de comércio e vigilante) e dois sem ocupação profissional, têm idades compreendidas entre os 27 e os 56 anos, quatro deles com antecedentes criminais relacionados com o tráfico de estupefacientes.

Os detidos foram ser presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo dois deles ficado sujeitos a prisão preventiva e os restantes sujeitos à obrigatoriedade de apresentações periódicas em posto policial.

Também o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Idanha-a-Nova, no dia 17 de outubro, deteve três homens com idades compreendidas entre os 45 e 50 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Idanha-a-Nova e no concelho de Penamacor.

“No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorreu durante 10 meses, foi possível apurar-se que os suspeitos atuavam de forma organizada e comercializam o produto estupefaciente na zona de Idanha-a-Nova e Penamacor”, refere a GNR.

No decorrer das diligências de investigação, foi dado cumprimento a três mandados de busca domiciliária e a três em anexos e veículos, que culminaram na apreensão de 1 570 gramas de sumidades floridas de canábis, uma caçadeira, uma pistola de atordoamento para abate de animais, entre outros materiais.

Na sequência da investigação foram ainda constituídas arguidas duas mulheres, de 35 e 40 anos. Os detidos estão neste momento a ser presentes ao Tribunal Judicial de Idanha-a-Nova, para aplicação de medidas de coação.