UBI: 237 novos alunos colocados na 2ª Fase. Restam 99 vagas em 5 cursos

A 2.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior colocou na Universidade da Beira Interior (UBI) 237 alunos. Das 271 vagas disponíveis, ficam preenchidas 87%, mantendo a academia “num patamar elevado no que diz respeito à escolha dos estudantes”, revela a UBI.

Os resultados da 2.ª Fase, divulgados esta quinta-feira dão conta que 25 cursos de 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado, ficaram preenchidos.

Os mestrados integrados em Engenharia Aeronáutica e Ciências Farmacêuticas registaram as notas de colocação mais altas, com 173,5, e 16,9 valores, respetivamente, surgindo em terceiro o 1.º Ciclo em Psicologia, com o último colocado nesta formação apresentar uma nota de candidatura de 162.

O Mestrado Integrado em Medicina não teve qualquer colocado na 2.ª Fase, uma vez que todas as vagas ficaram ocupadas anteriormente.

Tal como tinha acontecido no primeiro período de candidaturas, registou-se uma subida generalizada das classificações dos estudantes colocados na UBI. Desta vez, 18 cursos tiveram alunos com notas acima de 140.

O prazo para a matrícula dos novos alunos começa hoje, dia 14 de outubro, e termina na segunda-feira, dia 18 de outubro. Os estudantes têm disponível a plataforma online para formalizarem a entrada na UBI. Presencialmente, poderão fazê-lo no Polo I da UBI. Todas as informações podem ser consultadas na página “Novos Alunos”.

Para a 3.ª Fase, estão disponíveis nesta altura vagas em Informática Web, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Civil, Engenharia Eletromecânica, Matemática e Aplicações e Física e Aplicações, num total de 99.

As candidaturas àquela que será a última fase do CNAES deste ano decorrem entre os dias 21 e 25 de outubro.


A nível nacional, nesta 2.º fase do CNAES, apenas 40% dos candidatos conseguiram uma vaga numa universidade ou instituto politécnico: num universo de quase 23 mil candidatos, entraram pouco mais de nove mil.

Concluída a 2.ª fase, sobraram apenas 4.441 vagas para os próximos concursos. A maioria dos cursos ficou sem vagas: em pouco mais de mil cursos, apenas 212 continuam com vagas por preencher, enquanto os restantes 857 cursos ficaram sem qualquer lugar disponível.

Os dados mostram que voltam a ser os cursos nos institutos politécnicos, como Bragança, Guarda e Castelo Branco, os que apresentam neste momento mais vagas, e os cursos de engenharia os que ficaram com mais lugares por preencher.

Apenas um curso surge com média negativa. É Agronomia, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde o último aluno a entrar teve uma média de 9,6 valores.

A Direção-Geral do Ensino Superior estima que ano letivo se inscrevam mais de 100 mil novos estudantes, tendo em conta as diferentes formas de ingresso no ensino superior público e privado. No ano passado, previa-se cerca de 95 mil novos alunos.