Boidobra: CDU em minoria elege executivo. Oposição fica com a Mesa da Assembleia

A Boidobra é uma das 5 freguesias do concelho da Covilhã em que as eleições de 26 de setembro não ditaram uma maioria para o partido mais votado, a CDU, e isso refletiu-se na eleição para a Mesa da Assembleia de Freguesia que decorreu esta tarde durante a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos.

Para vogais da Junta de Freguesia, por proposta do presidente, Marco Gabriel, foram eleitos, por unanimidade, Tiago Duarte e Marisa Rocha, ambos da CDU.


Para a Mesa da Assembleia a lista proposta pela coligação “Juntos Fazemos Melhor”, composta por António Freitas para presidente, Maria João Gonçalves para primeira secretária e César Machado como segundo secretário, foi a vencedora, com 5 fotos a favor e 4 contra, derrotando assim a lista proposta pela CDU (Bruno Augusto, Cristina Miranda e Ricardo Chorão).

Recordar que a CDU elegeu 4 elementos para a Assembleia de Freguesia, a coligação Juntos Fazemos Melhor 3 e o PS 2.

Depois da instalação e da eleição dos órgãos, Marco Gabriel, recordou as responsabilidades de “todos”, posição e oposição, “no alerta, na denúncia e na união de forças em defesa dos interesses da Boidobra perante a Câmara e a Assembleia Municipal”, recordando que face o juramento feito “tal não de faz com a inverdade, a manipulação da informação, ou com uma publicação nas redes sociais”, vincando que “depois de detetado um problema, os eleitos têm o dever de informar quem tenha competências para a sua resolução”, e só se tal não acontecer “devem fazer a denúncia do incumprimento dos órgão executivos”.

O presidente da junta, que hoje assumiu mais um mandato, abordou ainda o orçamento para o próximo ano, em que a Boidobra terá cerca de mais 300 mil euros, graças à transferência de competências do Estado central e da Câmara para a Junta. Um acordo já assinado com a Câmara “que não pode servir de desculpa para não haver um plano de investimento da autarquia nas freguesias”, alertou.

De resto, Marco Gabriel, afirma que o programa da Junta, “terá a visão política de quem ganhou”, mas irá “incorporar as sugestões e opiniões de todos os que estiverem disponíveis para a fazer crescer”.

António Freitas, que durante os próximo 4 anos irá presidir à Assembleia de Freguesia, realçou na sua intervenção que o órgão a que preside é “o órgão fiscalizador da atividade da Junta” e irá “pugnar” para que tal seja feito “com hombridade por parte de todos os eleitos”, pedindo “a colaboração de todas as forças políticas para que as conversações decorram em paz” e “que todos saibam ouvir as críticas”, concluindo que “sendo todos diferentes, nalguns aspetos haverá pontos de consenso para ser iguais”, concluiu.

A Assembleia de Freguesia da Boidobra é composta por António Freitas (presidente), Maria João Gonçalves (primeira secretária) e César Machado (segundo secretário) da coligação Juntos Fazemos Melhor. Bruno Augusto, Cristina Miranda, Ricardo Chorão e Ana Ramos todos da CDU e António Santos Silva e Henrique Gigante do PS.