Teletrabalho, teste e vacina em conjunto e semana de “contenção de contactos” entre as novas medidas

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, um conjunto de medidas que pretendem travar a evolução da pandemia de Covid-19. Entre elas surge a declaração da situação de calamidade a partir de 1 de dezembro, o regresso do uso obrigatório de máscaras em espaços fechados e a obrigatoriedade da apresentação de certificado digital para acesso a espaços e eventos específicos.

O certificado digital passa a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.


Nas medidas anunciadas pelo Governo, inclui-se agora também a obrigação de apresentação de um teste negativo – além do certificado de vacinação -, para visitas a lares, visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, acesso a grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos e para entrada em discotecas e bares.

O primeiro-ministro apela, ainda, que, em véspera dos encontros, se façam autotestes para proteger “a nossa família”

As novas medidas ditam, também, que seja obrigatória a apresentação de teste negativo para todos os voos que cheguem a Portugal e sanções agravadas para as companhias de aviação que violem regras.