“Pequenos artistas” juntam-se a Pedro Leitão e constroem Louva-a-Deus com “lixo”

No “Paço 100 Pressa”, restaurante no centro da cidade da Covilhã, o artista plástico Pedro Leitão está a construir uma escultura com materiais recicláveis, em conjunto com os alunos do 5º ano do Conservatório de Música da Covilhã.

A ideia desta obra compartilhada surgiu a partir de uma palestra que o artista fez para esta turma sobre “a importância da reciclagem e defesa do planeta”. Na altura, Pedro Leitão desafiou os alunos a juntarem-se a si no seu próximo trabalho e assim aconteceu.


Na tarde de ontem, sexta-feira, as crianças levaram objetos variados, desde garrafas de plástico a brinquedos, que foram colocados no “corpo” deste Louva-a-Deus.

“Além de estimular a criatividade e alertar para a reciclagem, é bom que também, quando passarem aqui, sintam esta escultura como deles”, destaca Pedro Leitão.

“É nestas gerações mais novas que se incutem os valores que vão ficar para a vida toda” considera o artista que, também ele, desde cedo demonstrou o gosto pela “arte, música, pintura” e, mais recentemente pela escultura feita com lixo, inspiração que surgiu por parte de Vik Muniz e Bordalo.

Da parte das crianças, foi uma tarde em que se sentiram “pequenos artistas”. “Para eles é uma mais valia em termos de aprendizagem e de participação ativa na cultura e arte da cidade” refere Liliana Conceição, diretora de turma, que considera essencial que os alunos se envolvam neste tipo de iniciativas.