Rasgar Silêncios: Um espetáculo contra o silêncio e a indiferença na violência

Rasgar Silêncios é uma criação da Quarta Parede com direção artística de Sílvia Pinto Ferreira e tem como cerne dramatúrgico e performativo textos escritos por mulheres vítimas de violência doméstica e de género em sessões de escrita autobiográfica realizadas no âmbito do projeto, anunciou hoje a cooperativa Coolabora em nota de imprensa.

Trata-se de um “espetáculo de proximidade que procura uma tradução sensível de experiências traumáticas, muitas do domínio do indizível, através da interseção entre teatro, sonoplastia, luz e vídeo composto em tempo real”, vinca o documento.


Tem estreia no dia 25 de novembro, pelas 21h30 no Auditório do Teatro das Beiras, e mais duas sessões no dia 26 de novembro, pelas 11h00 e 15h00 dirigidas a público escolar e a público em geral.

O projeto Rasgar Silêncios é coordenado pela Coolabora e dirigido ao reforço do empoderamento de mulheres sobreviventes de crimes de violência doméstica e de género e à sensibilização da população em geral para o impacto da violência doméstica nas vítimas e na sociedade. O projeto aposta ainda na sensibilização de profissionais de primeira linha de intervenção junto das sobreviventes de violência doméstica e de género.

O projeto tem parceria com o Município da Covilhã, a Quarta Parede e a Universidade da Beira Interior. Teve início em março de 2019 e terminará em fevereiro de 2022. É financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s / Active Citizens Fund, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Fundação Bissaya Barreto.