Aldeias em território florestal recebem apoio para reconversão. 6 candidaturas são da Beira Interior

Seis candidaturas no território da Beira Interior vão receber apoio do Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta – Condomínio de Aldeia. Os beneficiários são o Município de Proença-a-Nova (50 mil euros); a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral (50 mil euros); a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira (50 mil euros); o Município de Vila de Rei (46 mil euros); o Município de Oleiros (25 mil euros) e Município de Seia (50 mil euros).

O Fundo Ambiental recebeu 31 candidaturas, que foram consideradas elegíveis, pelo que serão, na sua totalidade, financiadas pelo Fundo Ambiental, prevendo-se um financiamento no valor total de € 1.215.259,46.


A taxa máxima de cofinanciamento é de 100%, incidindo sobre o total das despesas elegíveis, com apoio até 50 mil euros por candidatura. Pretende-se que os proprietários e demais titulares de direitos reais sobre os prédios rústicos na envolvente de áreas edificadas assumam a gestão ativa dos territórios rurais, numa perspetiva colaborativa também com as entidades locais.

Como beneficiários elegíveis são considerados municípios, comunidades intermunicipais e as freguesias. Valoriza-se, além disso, a implementação do projeto através de parcerias com organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal e de baldios, organizações não governamentais de ambiente e associações de desenvolvimento local.