Cerca de 60% dos jovens do interior ponderam mudar-se para o litoral

Cerca de 60% dos jovens entre os 15 e 24 anos que vivem no interior ponderam mudar-se para o litoral, maioritariamente, pelas oportunidades de educação e emprego. Estes números foram ontem divulgados pela plataforma de jornalismo Gerador, com base num inquérito feito em conjunto com a Qmetrics.

Este inquérito foi feito entre março e abril de 2021 e baseia-se numa amostra de 1200 entrevistas representativas da população em cada região.


De todas as pessoas que afirmaram viver no interior, 25% disseram considerar mudar-se para o litoral, sendo a maior percentagem entre os que têm entre 15 e 24 anos, onde chegam a ser 60%. Outras das motivações apontadas para fazer esta mudança para o litoral é “uma vida cultural mais activa e mais variedade de entretenimento”, seguindo-se, entre os mais idosos, a “maior proximidade a amigos e familiares”.

Quanto aos que vivem no litoral e responderam ao estudo, 10% disse ter-se mudado desde o interior e 73% destes justificou a mudança com a procura de “mais oportunidades de emprego/educação”.

Num texto do livro “Pequeno Livro Aberto Sobre o Interior”, onde consta este estudo, o Gerador explica que, desde o final de 2020, “começou a olhar de forma mais estruturada para a problemática das comunidades que residem no interior do país e nas localidades de baixa densidade populacional” e que “um certo sentimento de urgência que se ia acumulando e a hipótese de um novo olhar sobre o interior precipitado pela pandemia foram os catalisadores desta nova abordagem”.