gnr

GNR resgata idoso desaparecido em Cortes do Meio

A GNR da Covilhã, Teixoso e Tortosendo encontrou ontem, dia 29 de novembro, um idoso de 80 anos que tinha sido dado como desaparecido, na localidade de Cortes do Meio, no concelho da Covilhã.

A GNR explica que “após o alerta de um familiar, por volta das 19h00, que comunicou o desaparecimento do idoso, foi possível apurar-se que tinha sido visto pela última vez, cerca das 13h00, a circular de quadriciclo em direção a uma zona de pinhal, não tendo regressado a casa, nem contactado a família”.


Segundo a mesma fonte, de imediato foi desencadeada uma operação de busca e resgate, tendo sido possível localizar o veículo despistado num caminho florestal, nas proximidades da localidade. O idoso foi encontrado em estado debilitado, pelas 23h00, aproximadamente a 100 metros do local do despiste, numa zona de densa vegetação e de difícil acesso.

No seguimento da ação foi acionada assistência médica para o local, tendo sido transportado para uma unidade hospitalar para monitorização do seu estado de saúde.

A GNR alerta ainda para a prevenção do desaparecimento de idosos e aconselha os familiares a “procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa” e que os idosos se acompanhem de um telemóvel ligado e contactos dos familiares na sua posse.