Jovens juntam-se na Serra da Estrela para “refletir” sobre direitos humanos e proteção do ambiente

Mais de 60 pessoas, na sua maioria estudantes do ensino secundário e da Universidade da Beira Interior, juntaram-se na Serra da Estrela, para “refletir” sobre a questão “Como conciliar direitos humanos com a proteção do ambiente e com a sustentabilidade do planeta?”.

Alcides Barbosa do Movimento Extinction Rebellion e Manuel Franco, dos Guardiões da Serra da Estrela dinamizaram várias oficinas que levaram os jovens a levantar questões e a fazer propostas para que um “maior equilíbrio entre o meio ambiente e os direitos humanos seja possível”, refere a CooLabora em nota de imprensa.


Esta iniciativa, “Na Serra pela Terra”, foi o ponto de partida do projecto Coolaboratório, co-financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, componente dos EEA Grants (fundos da Noruega, Islândia e Liechtenstein), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

O projeto que termina em dezembro de 2023, tem como objetivo “estimular junto de jovens o ativismo pelos direitos humanos” e conta para isso com uma parceria que integra a CooLabora, a Casa do Menino Jesus, a UBI e o Município da Covilhã.