Primeira neve da época cortou estradas na Serra da Estrela

O frio começa a ganhar terreno e com a queda das temperaturas mínimas apareceu também a neve com os primeiros flocos da época a cair esta noite na Serra da Estrela.

Apesar da pouca intensidade da queda de neve, sem acumulação significativa e apenas nas zonas mais altas, às 22:15h, foram encerrados os troços Piornos/Torre/Lagoa Comprida e só reabriram às 07:45h.


Esta situação foi prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou a região em aviso amarelo devido à queda de neve até às 15:00h de hoje.

Segundo o IPMA são expetáveis as perturbações causadas por queda de neve e formação de gelo, nomeadamente, vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve e abastecimentos locais prejudicados.

A proteção civil municipal da Covilhã também já emitiu alerta “com incidência aos moradores, comerciantes, unidades hoteleiras e visitantes das Penhas da Saúde”. 

O Gabinete de Proteção Civil aconselha que sejam adotadas as medidas de autoproteção necessárias perante a previsível queda neve.

Fotografia: Meteoestrela