Start in UBI: Estudantes da UBI “vestem a pele de empresários” e resolvem problemas reais

O “Start in UBI – Open Innovation Bootcamp” começou hoje na Covilhã e vai decorrer ao longo de 3 dias. Trata-se de um evento em que alunos dos mais variados cursos da UBI se juntam em equipas para, acompanhados por mentores especializados, resolverem os problemas propostos pelas duas empresas parceiras da iniciativa, a Future Helthcare e a 2GF Inovation Systems. Tem ainda a colaboração da UBIExecutive e do UBI Medical.

O desenvolvimento sustentável é o tema base para os trabalhos que se irão desenvolver no UBIMedical e no Centro de Inovação Empresarial da Covilhã.


Ao longo dos trabalhos, “os participantes terão que os solucionar as questões”, destaca o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, Ricardo Nora, frisando que esta é a forma de “fazer uma ponte entre o tecido empresarial e a academia”.

Ricardo Nora destacou na sessão de abertura do evento a evolução que este teve ao longo dos anos. Começou em 2017, quando a AAUBI organizou 3 dias de workshops, nas diferentes faculdades, com o intuito de dar aos estudantes “as ferramentas que não se conseguem na sala de aula, já na altura com boa adesão”, disse o dirigente. Em 2018 a iniciativa juntou-se à Câmara Municipal da Covilhã e ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP, para realizar a feira “Olá Emprego”, em que centenas de estudantes do ensino superior e do secundário, no pavilhão da Anil, contactaram com empresas da região.

Uma iniciativa que em 2019 ganhou o prémio Boas Práticas no Associativismo Juvenil do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Em 2020 o evento, em parceria com a UBIExecutive foi totalmente on-line.

A edição de 2021 “representa um crescimento em termos de empresas presentes e desafios apresentados”, mas Ricardo Nora vinca que o objetivo é fazer ainda mais. “Uma feira de emprego, mais edições de Start in UBI durante o ano civil”, são intenções que deixou espelhadas durante a sua intervenção, frisando que “o pontapé de saída está dado, para se poderem encontrar boas soluções”.

Uma iniciativa elogiada pelo Reitor da UBI, Mário Raposo. Presente na mesa durante a sessão de abertura disse que o “resolver problemas” sempre esteve presente na Universidade. “A UBI deve contribuir com o seu conhecimento para ajudar as organizações a melhorar a sua atividade”, salientou.

Sendo este um evento em que os alunos irão aplicar na prática esses conhecimentos, todos os que participam sairão vencedores “porque sairão mais enriquecidos com o que experienciarem e vivenciarem”, vincou o Reitor.

Hélio Fazendeiro, chefe de gabinete do presidente da Câmara da Covilhã, para além de elogiar a iniciativa, “apelou” aos participantes a “desafiarem” a Câmara da Covilhã e mostrem os seus projetos, garantindo que “haverá sempre disponibilidade para analisar essas ideias”.

Disse que esta é uma forma de fixar aqui “os que vêm estudar com os melhores”, destacando que a Covilhã tem excelentes condições para oferecer, “a quem queira sair das grandes cidades”, a nível de habitação, saúde, cultura e educação, destacou.